segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

1º Percurso da Insígnia da Madeira da Liga


A Insígnia da Madeira é o ápice do treinamento de Chefes Escoteiros que, finalmente, recebem os seus resultados em um certificado e pequenas contas de madeira penduradas em uma tira de couro.
Realizado no Centro de Treinamento Escoteiro da Liga de Escotismo Tradicional e nos arredores do Distrito de Boca do Monte, na Cidade de Santa Maria, o 1º Percurso da Insígnia da Madeira da Liga foi, de maneira clássica, em ambiente de acampamento dentro do Método Escoteiro.

   
Os Chefes abriram mão do feriadão de carnaval para concluírem a mais importante etapa de adestramento de um Chefe Escoteiro.

    Este PIM iniciou semanas antes da etapa de campo com tarefas predeterminadas pelos Treinadores. Dos 11 alunos, apenas 3 foram concluintes, demonstrando o nível apurado dessa fase do Chefe Escoteiro.

    Baden-Powell o projetou para Chefes que poderiam aprender, da maneira mais prática possível, as habilidades e os métodos do  Escotismo. Antes de tudo, aprender fazendo, em uma semana, acampando, cozinhando suas próprias refeições, na singularidade do Sistema de
Patrulhas, praticando diversas habilidades Escoteiras, com instruções que sempre acabavam em prática.

    Lá, naquele microcosmo, os Chefes aprenderam a dividir e trabalhar com pessoas, a lidar com a liderança e serem liderados, o que os ajudou a

entender completamente o Sistema de Patrulhas.

Seguindo a tradição de Lord Baden-Powell, fundador do Escotismo, os alunos do 1º PIM do centro do Rio Grande do Sul receberam uma conta de madeira. A segunda conta foi confeccionada pelas mãos dos próprios alunos.

As contas de madeira não têm valor financeiro. Mas por seu significado simbólico, os alunos não necessitarão de mais nada, além da certeza de que aqueles pedacinhos de pau têm o valor inestimável do conhecimento Escoteiro e, mais importante que isso, a partir daquele dia o seu compromisso com a nação Escoteira se elevaria a ponto de se ver em uma nova vida, com o pleno conhecimento do significado da Promessa Escoteira, repetida algumas vezes durante a vida.
Como muitas experiências de treinamento intenso, um movimentado cronograma obrigou os participantes a trabalharem juntos para organizar e desenvolver com entusiasmo o espírito de equipe, que facilitou a realização das tarefas e os desafios colocados diante deles.

Realizado no contexto do Escotismo, cheio de ideais e de serviço aos jovens, o PIM trouxe uma profunda dedicação, espírito de fraternidade e comunhão nos participantes.

A Insígnia da Madeira é simplesmente a personificação do Espírito Escoteiro.

Então, na madrugada do dia 16 de Fevereiro de 2010, debaixo de chuva e no meio da mata, o Chefe Emir Soares Freitas, o Chefe Águia da Noite, que participou do PIM como membro auxiliar do Time de Treinadores, foi reconhecido pela Liga de Escotismo Tradicional como Chefe Insígnia da Madeira!
Os Concluintes do 1º PIM, naquele mesmo momento, também receberam a IM, a Saber:

•    Chefe Leila Wilm – Chefe Vento Norte
•    Chefe Rafael Correa Gato
•    Chefe Clóvis Marques de


Castro Filho


O Chefe DCC Vento Minuano entregou, além dos Colares da Insígnia da Madeira, a 3ª conta (corresponde ao ADCC), para os seguintes Chefes:

•    Chefe Águia da Noite
•    Chefe Vento Norte
•    Chefe Rafael Correa Gato

Os participantes agradecem ao apoio inestimável de Anna Victória, Josi e Leonardo, integrantes da Tropa Sênior do Grupo escoteiro Boca do Monte pelo apoio logístico que auxiliou no sucesso dessa empreitada.

Parabéns a todos pelas conquistas, principalmente aos jovens que terão Chefes com formações amplas para a realização de um melhor trabalho. 


5 comentários:

  1. Se Deus assim permitir em breve participarei...parabens a todos.

    ResponderExcluir
  2. Chefe Emir, grande Chefe, fui seu escoteiro Liz de Outro, sênior, pioneiro.... cuidei um pouco da vida fora de movimento e hoje sou Insígnia da Madeira no GE Sentinela do Jacuí de Espumoso/RS.
    Parabéns. Façam contato para combinarmos uma atividade dos Grupos em conjunto.E-mail: marcio@centralinfors.com.br Blog: basequeroquero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Chefe Emir!!! Santa Internet!! que facilita acharmos depois de anos pessoas como vc...Foste nao so meu chefe escoteiro, mas um exemplo de ser humano e de carater que guardo para o resto de minha vida...Fui seu Escoteiro e Senior no Jared de Canoas e vc culminou minha saida do movimento (devido minha ida para o Exercito)me entregando o Estandarte da Ptr Moroni da qual tive orgulho de ter sido monitor durante meu tempo na Senior (Os anjos la no ceu Moroni aqui na terra...)Vamos tentar nos falar...rodei o BR e hoje estou em MG...Do seu sempre Escoteiro Anderson Fagundes / Apelido "Nene"... deixo meu e-mail para contato :anderson.fagundes1@gmail.com.
    Abraco forte!

    ResponderExcluir
  4. AMIGO EMIR APOS QUASE 40 ANOS LHE VEJO RECEBENDO A CONDECORAÇAO DA IM
    ESTVE VARIAs VEZES EM STA MARIA VISITANDO MEUS FAMILIARES E NAO LHE ENCONTREI PARA RECORDARMOS OS NOSSOS ACAMPAMENTOS DO EXTINTO GRUPO PINDORAMA
    AGUARDO SEU CONTATO PELO MEU E-MAIL: eliasjrf@live.com
    um grande abraço

    ResponderExcluir