quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Ging Gang Goolie
Existe uma bela canção escoteira que é cantada em quase todos os paises. Seu nome é Ging Gang Goolie (Clique aqui e ouça). Durante o primeiro Jamboree Mundial, realizado em Olympia, Inglaterra, Baden-Powell buscou um tema que todos pudessem cantar, não importando o idioma que se falasse. Ging Gang Goolie foi o resultado. A canção não está escrita em nenhum idioma, porém é muito divertida. Aparentemente a história foi criada mais tarde.
Bem no interior da África, existe uma lenda a respeito do "Fantasma do Elefante Cinza". Todo ano, após o período de chuvas, o Fantasma do Elefante Cinza surge da névoa e perambula por todas as partes do campo durante o amanhecer. Quando chegava até uma aldeia, ele parava e cheirava o ar, então ele podia rodear o povoado ou atravessá-lo. Se rodeava, a aldeia teria um ano próspero, entretanto se ele a atravessava haveria fome e seca. A aldeia de Wat-cha já havia sido visitada pelo Fantasma por três anos seguidos e as coisas estavam realmente muito mal. O chefe da aldeia, Ging-Ganga estava bastante preocupado, bem como o curandeiro Háy-la-shay. Os dois resolveram fazer algo a respeito.
Ging-Ganga e seus guerreiros, homens altos e fortes, armados com grandes escudos e lanças, ficariam no caminho do elefante gris sacudindo seus escudos e lanças para assustá-lo e faze-lo fugir. Hay-la shay e seus seguidores mandariam feitiços mágicos para deter o elefante, movendo suas "bolsas medicinais" enquanto o elefante se aproximava , produzindo o som shalawally, shalawally, shalawally. Muito cedo, na manhã do dia em que o Grande Fantasma do Elefante Cinza viria, os moradores do povoado se reuniram nos limites da aldeia. De um lado estava Ging- Ganga e seus guerreiros, e no outro lado estava Hay-la-shay e seu grupo. Enquanto aguardavam, os guerreiros cantavam suavemente canções sobre o seu chefe.
Ging gang goolie, goolie, goolie, goolie, watch, Ging, gang, goo, Ging, gang, goo.
Ging gang goolie, goolie goolie, goolie, watch, Ging, gang, goo, Ging, gang, goo.
Os seguidores do curandeiro também entoavam canções sobre o seu líder:
Heyla, heyla sheyla, heyla sheyla, heyla ho,
Heyla, heyla sheyla, heyla sheila, heila ho
Enquanto cantavam sacudiam suas bolsas com os "medicamentos":
Shalli-walli,shalli-walli,shalli-walli,shalli-walli.
Enquanto isso vinha do rio as respostas do poderoso Fantasma do Elefante Gris:
Oompa, oompa,oompa.
O elefante se aproximava de modo que os guerreiros golpeavam seus escudos e cantaram mais fortes . O grupo do curandeiro também começou a cantar mais forte sacudindo as sua bolsas. O poderoso Fantasma do Elefante Gris girou e rodeou a aldeia dizendo:
Oompa,oompa,oompa.
Houve então um grande regozijo na aldeia e seus habitantes se uniram para cantar o Ging gang goolie.

Obs: A história "O Grande Fantasma do Elefante Cinza" foi escrita por Dorothy Unterschutz, uma escoteira e Alberta, Canadá e foi publicada pela primeira vez na revista dos escoteiros canadenses "The Leader" no numero de Junho/Julho de 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário