sexta-feira, 12 de setembro de 2008

FAZER A DIFERENÇA

O quê B-P pensava a respeito do uso correto do Uniforme Escoteiro pelos jovens e adultos?

Segundo a proposta dos Escoteiros Tradicionais de "VOLTA ÀS FONTES DO ESCOTISMO", fui pesquisar na literatura antiga e achei, na obra AIDS FOR SACOUTMASTERSHIP (Ajuda à Chefia Escoteira) escrita em 1919, pelo próprio B-P, os parágrafos que transcrevo abaixo:


O UNIFORME ESCOTEIRO

Eu dizia frequentemente:, "eu não me importo se um Escoteiro usa um uniforme ou não, contanto que o seu coração esteja no seu trabalho e ele cumpra a Lei do Escoteiro”. Mas acontece que há Escoteiro que não usa uniforme e tem recursos para comprá-lo.

O espírito incita o Escoteiro a usar o Uniforme.

A mesma regra aplica-se naturalmente aos que dirigem o Movimento Escoteiro -Os Chefes Escoteiros e os Comissários.Não há nenhuma obrigação deles usarem uniforme, se eles não gostam do uniforme . Ao mesmo tempo, eles têm que,em suas posições, pensar nos outros antes de si próprios.

Pessoalmente, visto o uniforme, ainda que tenha só uma Patrulha para inspecionar, porque tenho certeza que levanta o tom moral dos rapazes. Aumenta a estima por seus uniformes quando eles vêem um homem crescido usá-lo.Aumenta suas auto-estimas quando eles se acham levados a sério por homens que também levam em conta a importância estarem na mesma fraternidade com eles.

Os cuidados com o uniforme e a correção nos seus detalhes podem parecer uma questão pequena, mas tem, seu valor no desenvolvimento do auto-estima e tem uma importância imensa para a reputação do Movimento entre as pessoas de fora que julgam pelo que vêem.

É em grande parte uma questão de exemplo. Mostre-me uma Tropa frouxamente uniformizada e eu posso deduzir um Chefe Escoteiro frouxamente uniformizado. Pense nisto, quando estiver vestindo seu uniforme..

Você é o modelo para seus rapazes e sua falta de esperteza se refletirá neles.

Chamam a tenção os seguintes pontos , entre outros:

1. A pedagogia de B-P :Mostrar sempre O PORQUÊ de suas afirmações com exemplo pessoal : Os Chefes não precisam usar uniforme, se não gostam dele, mas...eu pessoalmente...

2. Os adultos é que dirigem o Movimento Escoteiro: "A mesma regra aplica-se naturalmente aos que dirigem o Movimento Escoteiro -Os Chefes Escoteiros e os Comissários". Portando o Movimento Escoteiro é um Movimento PARA JOVENS e não DE JOVENS.Os adultos educam e os jovens são educados.Os adultos precisam ser Escoteiros - NECESSARIAMENTE, para treinar Escoteiros.
O aspecto administrativo da Corte-de-Honra e do Conselho de Clã são delegações das chefias com caráter educativo - por isso os Chefes têm poder de veto sobre as decisões das CHs e COMADs.

3. O Uniforme é a parte visível do MOVIMENTO. As pessoas têm suas primeiras impressões do MOVIMENTO através do seu UNIFORME.

4. A obrigação do Adulto é pensar antes nos jovens do que em si. Portanto, minha Wood Beads (Insígnia de Madeira) não é para mim, nem por mim, é para os jovens e por eles.

VAMOS FAZER A DIFERENÇA DESDE O INÍCIO!!!

IMHO


Nosso Tradicional Sempre Alerta

Luiz Augusto Postal
Diretor Correspondente/RS
AEBP-Associação Escoteira Baden-Powell
CNPJ 08.742.872/0001-37

Nenhum comentário:

Postar um comentário